Amigos da cultura são já mais de 500

Menos de quatro dias depois de ter sido apresentado publicamente, o texto "Pelo direito à cultura e pelo dever de cultura!", inicialmente subscrito por um conjunto de 160 personalidades e de agentes culturais de Coimbra, ultrapassou ao início da manhã de hoje as 500 assinaturas - um sinal inequívoco da receptividade alcançada junto da população da cidade.

Na sequência da conferência de imprensa realizada na passada quarta-feira, onde João Maria André e José Reis apresentaram as razões e os objectivos desta iniciativa, o texto tem permanecido on-line, recolhendo novas adesões através do blog AMIGOS DA CULTURA.

Para além do texto e da lista regularmente actualizada com os novos signatários, este site inclui ainda vários textos de opinião sobre a política cultural em Coimbra publicados ao longo dos últimos meses por algumas das pessoas que aderiram à acção, bem como um resumo das principais reacções obtidas, quer junto da comunicação social, quer na blogosfera nacional.

Muito brevemente, e como anunciado no momento em que o texto foi apresentado, serão disponibilizados no blog os depoimentos pessoais de todos os subscritores que quiseram acrescentar argumentos, casos concretos e perspectivas complementares às do texto original. Pretende-se contribuir assim para alargar e qualificar a discussão pública, preparando o momento de debate já anunciado para o dia 20 de Fevereiro, às 17:00h., na sala principal do Teatro Académico de Gil Vicente.

Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 12:30h.